segunda-feira, 25 de abril de 2011

Maldivas



A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.
O país tem uma extensão territorial de 298 km, sendo um dos menores países do mundo e uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, as maldivas tem uma das maiores densidades demográficas do mundo, ultrapassando 1.300 habitantes por km quadrado,
As Maldivas têm um recorde mundial de ser o país com a mais baixa altitude do mundo, o ponto mais elevado está a 2,3 metros do nível do mar, e a altitude média do país é de 1,5 metros e a maioria do território habitado está apenas a um metro de altitude. A capital, Male, está a 90 centímetros do nível do mar e vivem 100 mil pessoas.
Possuí um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2000 mm ao ano. O Islã é a religião predominante, a qual foi introduzida em 1153. Foi colônia portuguesa (1558), holandesa (1654) e britânica (1887). Em 1953 tentou-se estabelecer uma república, mas poucos meses depois se restabeleceu o sultanato. Obteve a independência em 1965 e em 1968 foi reinstalada a república, contudo, em 38 anos o país só teve dois presidentes, ainda que as restrições políticas tenham diminuído recentemente. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso entre os países muçulmanos.
A história antiga das Maldivas é obscura. Segundo a lenda maldívia, um príncipe cingalês chamado Koimale encalhou com sua esposa, filha do rei do Sri Lanka, numa lagoa das Maldivas e dominou a região como o primeiro sultão.
Com o passar dos séculos, as ilhas foram visitadas por marinheiros dos países do Mar Arábico e dos litorais do Oceano Indico, que deixaram a sua marca. Os piratas de MPLA, procedentes da costa do Malabar, atualmente o Estado Indiano de Kerlara, arrasaram as ilhas.
No século XVI, entre 1558 e 1573, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colônia principal portuguesa de Goa. Por quinze anos dominaram as ilhas, mas a atuação do feitor foi muito impopular. Quinze anos passados um líder local chamado Muhammad Thakurufaanu Al-Azam e seu irmão organizaram uma revolta popular e expulsaram os portugueses das Maldivas. Este acontecimento ainda hoje é celebrado como dia nacional das Maldivas e num pequeno museu e memorial em honra do herói nacional e depois Sultão Muhammad Thakurufaanu Al-Azamna sua ilha natal Utheemu no sul do atol Thiladhummathi.
O país foi governado como um sultanato islamico independente na maior parte de sua história entre 1153 e 1968. Foi um protetorado britânico desde 1887 até 25 de julho de1965. Em 1953, por um breve período, implantou-se uma república, mas o sultanato se restabeleceu.
Os maldívios seguiam o budismo antes de se converterem ao Islamismo, conversão esta explicada em uma controvertida história mitológica acerca de um demônio chamado Rannamaari.
A independência do Reino Unido foi obtida em 1965, seguindo o sultanato por três anos mais. Em 11 de novembro de 1968 foi abolido e substituído por uma república.

São Cristóvão e Neves




São Cristóvão e Neves è um estado independente das pequenas Antilhas no Caribe, constituído pelas ilhas de São Cristóvão ou Saint Christopher e Nevis. Os vizinhos mais próximos são a ilha de Santo Eustáquio a noroeste, antígua e barbuda e leste e sudeste, e Montserrat a sudeste.
O país é formado por duas ilhas, São Cristóvão e Neves, no Mar do Caribe, américa central. O pico mais alto é o Monte Liamuiga, que chega a 1.156m de altitude. É o menor país das Américas, estando sujeito a ação de furacões.
São Cristovão e Neves é membro da Caricom. A suprem Corte do Caribe Ocidental se encarrega de seus assuntos judiciais e sua moeda é o dólar do Caribe Oriental.
Sua população é de aproximadamente 45.000 habitantes, com uma Densidade demográfica de 172 Habitantes por quilômetro quadrado. Sua Capital e Principal cidade é Basseterre. Com aproximadamente 15.500 habitantes, a cidade que se encontra na ilha de São Cristóvão é também o principal porto do país.
Inicialmente habitadas pelos caraíbas povos indígens das Pequenas Antilhas, que deram o nome ao mar do Caribe, atualmente a maioria dos habitantes descende dos escravos africanos. São Cristóvão foi colonizada pelos ingleses em 1623, já Neves, apenas em 1628. Os franceses tomam São Cristóvão, em 1627, e nela permanecem até 1782, quando os ingleses obtêm uma vitória decisiva na Colina Brimstone e as ilhas passam permanentemente ao controle britânico. As ilhas são unidas, em 1882, juntamente com Anguila e integram a   Federação das Indias Ocidentais, em 1958, que posteriormente foi dissolvida em 1962. Em 1967, São Cristóvão Neves Anguilla torna-se um estado associado ao Reino unido. Em 1980, Anguila separa-se e São Cristóvão e Neves tornou-se independente em 19 de sentembro de 1983. A economia do país foi prejudicada nos anos 80 a causa da queda do preço internacional do açúcar. O Governo esforçou-se para reduzir essa dependência por meio da diversificação da economia, promovendo o turismo e os serviços financeiros. Em 1990, o Primeiro-Ministro de Neves, Vance Amory, tentou romper seus laços federativos com São Cristóvão em 1992, mas a idéia não foi aprovada em referndo e nova tentativa foi feita em 1998, quando 62% da população votou pela secessão de Neves, mas como não foram alcançados os dois terços necessários para a aprovação da medida a idéia foi abandonada até recentemente quando Amori reiniciou o processo constitucional com vistas à separação.
Como a maior parte dos países que integram a Comunidade Britânica de Nações, o chefe de Estado é o monarca britânico, que elege um governador-geral residente para que o represente nos assuntos locais. Desde 1 de Janeiro de 1996 que o governador-geral das ilhas é Cuthbert Montraville Sebastian. O chefe de governo é o Premiê Denzil Douglas, um dos 14 membros da Assembléia Nacional.
O turismo e as finanças internacionais são a fonte principal de rendimentos para sua população.